São as integrações de serviços de comunicação em tempo real, tais como mensagens instantâneas (chat), informações de presença, telefonia (incluindo telefonia IP), videoconferência, controle de chamadas e reconhecimento de fala e etc, como mensagens unificadas (integração de voz, e-mail, SMS e fax). UC não é um produto único, mas sim, um conjunto de produtos que fornece uma interface ao usuário consistente e unificada, além da experiência do usuário através de múltiplos dispositivos e tipos de mídia
UC também se refere a uma tendência para oferecer a integração de processos de negócios, ou seja, para simplificar e integrar todas as formas de comunicação com a intenção de otimizar processos de negócios e reduzir o tempo de resposta, gerir os fluxos e eliminar dispositivos e as dependências da mídia.
UC permite que um indivíduo envie uma mensagem em um dispositivo e receba em outro. Possibilita também transferir facilmente qualquer atividade ou mensagem para outro dispositivo. Por exemplo, você pode receber uma mensagem de correio de voz e escolher para acessá-la através de e-mail ou um telefone celular. Se o remetente estiver on-line de acordo com as informações de presença e, no momento, aceitando chamadas, a resposta pode ser enviada imediatamente através de chat de texto, chamada de vídeo e etc.